domingo, março 18, 2007

Necessidade EXTREMA ou TEIMOSIA e ARROGÂNCIA desmedida?

É verdade que o assunto “Aeroporto da Ota” anda na ordem do dia há já vários meses/anos, mas desde que este governo entrou em funções que a coisa avançou mais clara (e desmedidamente... digo eu).
Mas porquê um novo aeroporto, e acima de tudo porquê na OTA??
Há quem ponha o foco sobre questões de segurança no Aeroporto de Lisboa (que me lembre está naquele mesmo local à décadas sem problemas...) e quantos aeroportos há em locais MUITO PIORES e de mais difícil acesso e com um trafego um quantidade de vezes maior que o de Lisboa e são ÓPTIMOS...
Fazendo uma breve sumula do tudo o que foi dito e escrito sobre o assunto “OTA” nos últimos tempos e mais concretamente sobre o projecto que foi “aprovado”... já foram várias as análises, relatórios e pareceres sobre esta solução...
Algumas constatações:
  • Já foi dito e constatado por TODOS, o projecto “Aeroporto da Ota” é CARÍSSIMO, é mesmo a mais cara de todas as soluções propostas;

  • A Ota não tem acessibilidades - não tem vias de transportes e fica “longe de tudo” quer para Norte, quer para Sul;

  • O projecto aprovado não vai ter a rentabilidade esperada, como foi constatado nos últimos dias por um relatório da NAV, indicando que o aeroporto da Ota terá uma validade operacional de apenas 13 anos, muito abaixo dos 50 previstos pelo Governo;

  • Ainda no capitulo da rentabilidade, o estudo da NAV indica, igualmente, que não será possível efectuar aterragens e descolagens em simultâneo, ainda que o aeroporto tenha duas pistas, e o máximo permitido é de 70 aviões por hora, contra os 80 desejados e indicados pelo governo;

  • E por fim, como se não bastassem já todos estes aspectos, o mesmo estudo da NAV revela que o espaço aéreo destinado à Ota colide com os corredores aéreos das bases da Força Aérea tanto da Ota (actualmente existente) como de Monte Real.

Perante este cenário, o que diz o “nosso” Governo?

  • está a criado um “grupo de trabalho com o Ministério da Defesa, envolvendo a Força Aérea, para resolver a compatibilização entre o tráfego aéreo civil e militar”; (não será melhor criar também um comité ou dois?!)

  • “Nesta matéria há um grande problema: Portugal precisa de um novo aeroporto. Até agora, nenhuma entidade apresentou qualquer localização alternativa e só posso analisar aquilo que há”; (Claro... mas é obvio, se não há nada melhor, aceitamos o pior...)

  • E como os membros do governo são altamente “expert” no assunto, (ao contrario da entidade reguladora do tráfego aéreo e aeroportuário), rejeitou ainda que o novo aeroporto possa ficar saturado no prazo de 13 anos, dizendo que os estudos (não sei quais... mas já é “norma da casa”, deve ter encomendado o estudo no mesmo sitio que o Narciso Miranda encomenda as suas famosas sondagens”) “demonstram que apenas em 2050 se atingirão 42 milhões de passageiros”; (Já agora, já viram algum estudo DEMONSTRAR seja o que for?!?)

  • E se não estão contentes com as “justificações”, há sempre o “remate final” – “o programa do governo prevê que em 2007 seja lançado o concurso para a construção do novo aeroporto”; ( e mais nada... que quem manda aqui sou eu!!)

Portanto, e sendo assim, estamos esclarecidos... já percebemos a NECESSIDADE do novo AEROPORTO (ou não...) mas pode ser que a construção do mesmo... depois possa justificar mais uma ou duas atrocidades, tipo TGV ou isso... (Digo eu... que não percebo nada disto e sou “tapadinho” de todo...)

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