Violência nas Escolas?!? Desde quando?!?
A ministra da Educação quer reforçar a autoridade das escolas e dos professores. (Já tremo só de ler a primeira frase... algo se passa... ai vem coisa...) Por isso, anuncia que já está em curso a revisão do Estatuto do Aluno. (Bem, se for como a revisão do Estatuto da Carreira Docente vão alargar a escolaridade obrigatória até aos 100 anos...) É o que defende Maria de Lurdes Rodrigues num artigo de opinião hoje publicado no jornal Público.
A indisciplina e a violência nas escolas há muito que preocupam docentes, alunos e famílias. (a sério?! Ia jurar que ninguém se preocupava com isso...) Só o ano passado, registaram-se 390 casos de agressão física a professores, (dos quais foi efectuado registo... há escola que devem ter isso por dia) segundo os dados oficiais. Mas muitos há que não chegam sequer a ser contabilizados. A perspectiva de processos intermináveis dá, muitas vezes, a vitória à impunidade.
Maria de Lurdes Rodrigues considera, por isso, que é preciso "desburocractizar os procedimentos associados à gestão da indisciplina que são excessivamente codificados e desvalorizadores da autoridade do professor, comprometendo a eficiência educativa". (É impressão minha ou quem começou todo este processo de “desvalorização da autoridade do professor” foi mesmo ELA)
Nesse sentido já está a ser revisto o Estatuto do Aluno para "reforçar a autoridade dos órgãos de gestão das escolas e dos professores na tomada de medidas disciplinares de carácter educativo". (TIPO?!?)
No artigo de opinião publicado hoje no jornal Público, a responsável pela pasta da Educação reconhece que "o problema da indisciplina e da incivilidade compromete a qualidade da relação pedagógica entre professores e alunos e impede o desenvolvimento do trabalho e do estudo". (Ah, já percebi... vai propor um alargamento para 10 tempos semanais de FORMAÇÃO CÍVICA... é uma óptima medida... Eu poderia propor outras, mas esta é excelente, não mexe mais...)
Ainda no caminho da responsabilização, Maria de Lurdes Rodrigues afirma que será também "reforçada a responsabilidade das famílias pela assiduidade e participação efectiva dos alunos na escolaridade obrigatória". (deve ser deve... isso é que é era belo! As famílias?!? Responsáveis por mandarem os putos às aulas... alguma vez... e para que servem as escolas?!? Os Profs. que os vão buscar a casa... se quiserem!)
Neste contexto defende ainda a necessidade de diferenciar violência e indisciplina para aumentar a eficácia da intervenção e garantir meios de defesa da escola, dos professores e dos alunos. (Claro! Não vamos confundir as coisas... uma coisa é ser Indisciplinado, outra é ser violento... Até porque há IMENSOS alunos VIOLENTOS que se verdadeiros EXEMPLOS de DISCIPLINA...)
Eu sei que disse que não ia dar sugestões, mas não resisti: Então e que tal dar espaço e tempo ao pessoal para correr, saltar e gastar energias nos intervalos, “feriados” por falta dos professores e etc... em vez de viverem que nem animais selvagens enjaulados numa sala de aula e com um professor no papel de domador sem direito a chicote nem cadeira... Pensem nisso!
Etiquetas: actualidade, escola, indisciplina, ministério da educação, Politica, violência
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial