Inquéritos à População Escolar e outras Parvoices...
Já todos ouvimos falar sobre inquéritos e questionários de toda a espécie que nos são dados a preencher por 1001 ordens de razões e motivos mais ou menos explícitos, mas o último promovido pelo Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) junto da população escolar é já um verdadeiro fenómeno de nível mundial, que prova mais uma vez a extrema capacidade "Tuga" para fazer asneiras...
Tendo em conta o objectivo que caracterizou a realização deste inquérito, que segundo o IDT é "caracterizar o fenómeno do consumo de substâncias psicoactivas (álcool, droga, tabaco e medicamentos) entre os jovens em idade escolar, de modo a permitir acompanhar o seu desenvolvimento ao longo do tempo, aos níveis nacional, regional e local". Tem toda a lógica que este questionário, pergunte aos alunos se o pai ou a mãe se insultam e com que frequência, se o pai impede a mãe de falar em público (e vice-versa) e se o pai obriga a mãe a ter relações sexuais contra a vontade desta.
De realçar ainda que este "estudo" envolve cerca de 100 mil alunos do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, distribuídos por mais de 800 escolas.
Por certo, as respostas a estas perguntas farão todo o sentido para se esclarecer os jovens acerca da problemática das DROGAS. Mas, principalmente, farão todo o sentido para que os jovens compreendam o porquê de não deverem fazer uso das mesmas... pois, caso contrário, quando forem mais crescidos, poderão ficar com os neurónios "fritos" e desatar a fazer inquéritos deste tipo.
Ainda de referir que segundo a autora, Fernanda Feijão, o questionário é "extenso, mas equilibrado, e os temas estão perfeitamente enquadrados".
Os resultados preliminares só deverão ser conhecidos no final do primeiro semestre e o relatório final, com apresentação do inquérito que foi distribuído aos alunos, só deverá ser conhecido no próximo ano.
Até lá, aguardaremos, ANSIOSOS, pelas conclusões...
Etiquetas: drogas, escola, idt, inquéritos
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial