"Quentes e Boas"... só as noticias da época...
Li... à cerca de 5 minutos, ou menos, esta brilhante noticia... à qual foi dado o "iluminado" titulo... Reconversão profissional para professores sem horários.
E a noticia reza assim:
Ministra garante no Parlamento que não tenciona colocar qualquer docente no quadro de supranumerários. (o que já por si só é de desconfiar largamente de uma noticia que junta as palavras "ministra", "garante" e "parlamento" na mesma frase... mas ok)...
A ministra da Educação garantiu hoje na Assembleia da República que o Governo não tenciona (gosto sempre desta frase... "não tenciona", o que não quer dizer que por algum motivo... sabe Deus qual... não tenha que o fazer...) colocar qualquer professor no quadro de supranumerários, estando a preparar um projecto de reconversão profissional dos docentes sem horário atribuído. (Gostei do Termo... RECONVERSÃO... reconverter em quê? pergunto eu?)
"Não tencionamos colocar um único professor no quadro de supranumerários", assegurou Maria de Lurdes Rodrigues no debate do Orçamento de Estado na especialidade, adiantando que o Ministério da Educação (ME) está a preparar soluções alternativas, que permitam aos docentes desempenhar outras funções nas escolas, nomeadamente de carácter técnico. (Sim, claro... Técnico de Limpeza, Técnico de Entertenimento dos Intervalos, Técnico de Ocupação dos Tempos Livres... tudo coisas muito TÉCNICAS...).
Considerando que "globalmente não há professores a mais" em Portugal, ( Desculpem a interrupção, mas esta chocou-me PROFUNDAMENTE... o quê?!? Não há?!?... Eixxxx, quem diria... as coisas que a gente aprende nas Conversas de Café... opsss... nos debates do parlamento... queria eu dizer...) a ministra afirmou que se verifica, no entanto, um desajuste entre o número de alunos e o número de docentes em algumas regiões e em alguns níveis de ensino. (Considerando o facto dos concursos seram a nível NACIONAL e haver 40 ou 50000 ou mais... professores a fazê-lo REALMENTE desta forma... que lógica terá isto???).
"A rede de escolas era muito dispersa (porquê??? juntaram-nas???) e a sua concentração, além da diminuição do número de alunos, torna evidente que há professores do primeiro ciclo que não são necessários ao sistema (Porreiro... então e já agora... só uma coisita... quantos alunos entraram pra isso mesmo no mês passado nas ESEs por esse país fora???). O ME tem de arranjar soluções para esse problema", exemplificou, em declarações aos jornalistas. (Parece-me obvia a solução... mas OK).
De acordo com a responsável, a tutela vai apostar num complemento de formação especializada para os docentes sem horário atribuído que habilite os professores a desempenhar funções técnicas nas escolas, como "o apoio à biblioteca, a manutenção do edifício, o apoio jurídico, o apoio social e a orientação vocacional". (Acho que passo esta... e daí talvez comente a parte da MANUTENÇÃO DO EDIFICIO... e daí... é melhor não...).
O projecto que permite a reconversão profissional destes professores está já a ser definido pelo Ministério da Educação, em parceria com três universidades, adiantou. (Só??? E já agora com quantos empreiteiros da Construção Cívil e Obras Públicas... pode saber-se???).
Segundo a ministra, a tutela convidou os sindicatos a integrar um grupo de trabalho destinado a encontrar soluções para evitar que os professores com horário zero fossem colocados no quadro de excedentes da Administração Pública, não tendo recebido até agora qualquer resposta por parte das organizações sindicais. (Pudera... com propostas deste calibre... o que haverá a analisar...)
No entanto, a participação dos sindicatos neste grupo de trabalho, assim como em outros dois destinados a regulamentar a extinção dos Quadros de Zona Pedagógica (Ah... que giro... não foi isso que eles quiseram fazer este ano?!? ALARGAR o número de professores em QZP para lhes dar mais ESTABILIDADE...) e os critérios de avaliação dos docentes, foi em Outubro condicionada pelo ME, que exigiu o fim dos protestos por parte dos professores, o que as estruturas sindicais classificaram de "intolerável chantagem". (Sem dúvida... tantas propostas porreiras... a ministra a fartar-se de trabalhar para arranjar soluções do melhor que há no mundo... e arredores... e estes CHANTAGISTAS, estes sim estes sindicalistas chantagistas a boicotarem tudo... não há paxorra!!!).
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial