quinta-feira, maio 18, 2006

"Futebol" - Que papel na Educação Física Escolar.

Pois é, mais um tema de cortar à faca... ou não, depende das ideologias... Diria que "eu ainda sou do tempo" das aulas de educação física na escola serem dadas com o seguinte material, professor "carregava" por um qualquer espaço acimentado ou nem isso uma BOLA DE FUTEBOL debaixo do braço direito e debaixo do esquerdo o jornal diário (A Bola ou Record... mais uma vez de acordo com as idiologias cromáticas de cada um...)... As pedras (material usado para fazer as balizas) essas já lá estavam e era só dividir a turma ao meio e começava o meio contra meio (Futebol de 14 ou 15 nalguns casos), pontapé pra cá e empurrão pra lá... lá se passava o tempito de ler o jornal e cá vai a apitadela para recolher aos... a lado nenhum...
Deste então até hoje muitas foram as referências criticas a respeitos destas aulas e muita coisa mudou (ou não...) no meu caso, posso garantir que sim... porque simplesmente o querer dar uma unidade didactica da modalidade "Futebol" faz tremer todos os alicerces da Educação Física dita moderna... "Ah porque não se dá... porque isso já eles fazem nos intervalos e nos clubes" (e daí??? Fichas e TPC também eles fazem nos ATL e Centros de Estudos e não é por isso que se deixou de dar aulas das disciplinas ou é??)... pior que isso, quando insistimos em ir contra-corrente deparamo-nos com uma brilhante conclusão... Já não há bolas de futebol nas escolas, simplesmente não há... Há sim um espécie de esferas de espuma cor-de-laranja (o objecto poderá variar na forma e côr) a que brilhantemente se chama o pomposo nome de BOLAS DE INTERIOR... mas porque raio é que é preciso haver bolas de esponja em vez de BOLAS a sério?? Podem partir algum pé a rematar??? ou tão com medo que se parta algum vidro do Pavilhão? (da última vez que me lembro acho que quando foi feito era para se jogar lá dentro...).
Meus amigos, acordem prá vida... se acham que crianças de 10/12 anos jogam tão bem futebol e sabem tanto sobre a modalidade que dispensa a sua leccionação, então ponham-nos a jogar e descubram as diferenças entre o que vêem e um jogo de futebol... Ah e já agora sem ser com bolas côr de laranja... é que para além das zonas altas não é costume nevar assim tanto...
P.S.: Vou comprar meia-dúzia de bolas de futebol (adequadas às Idades no peso e tamanho) e vou dar aulas, com sorte, no final do ano lectivo ainda faço uma DOAÇÃO à escola...

terça-feira, maio 16, 2006

Dia 17 de Maio - Dia AMARELO...


Pois é, para quem não sabe, no próximo dia 17 de Maio comemora-se o dia "LIVESTRONG" iniciativa da Fundação Lance Armstrong contra o cancro... e é por isso que dia 17 vamos todos vestir a camisola amarela contra o cancro... "Wear Yellow" - LiveStrong...
"It's time for our nations to address our issues. Together, we can help change things for the better. As a team, we can make a difference for survivors."
-Lance Armstrong

sexta-feira, maio 12, 2006

ROBOPROF... ou "Lição de como falar em público"...

Pois é, ora cá estou eu depois de uma ausência justificada pela falta de assunto... mas estou de volta com algo realmente BOM...
Falo-vos das "Provas de Aferição do 2º Ciclo do Ensino Básico" e mais especificamente de um documento digno de figurar entre as obras monumentais deste país, assim estilo entre os "Lusíadas" e " Os Maias"... (mais uma vez sem comentários para a classe acima da média deste Blog)... esta obra épica que dá pelo nome de "Manual do Aplicador" e que passarei a citar várias vezes... é realmente de uma qualidade excepcional... para além de ter demorado largas horas, dias ou meses a elaborar e isso por si só já faz dele uma obra de relevo... tem passagens de rara beleza... só me faz lembrar de uma coisa... aquele livros ou CD-Roms de capa amarela e preta... com as coisas mais básicas para "Totós"... Para uma melhor noção da gravidade da coisa, todo o texto a preto é copiado integralmente do referido manual...

Mas deixemo-nos de blá blá blá e vamos a exemplos práticos... citado a página 3 no que se refere aos deveres do Aplicador (ou seja quem vai estar a vigiar as provas): ponto 3 - "leia aos alunos, nos momentos previstos, as instruções que se encontram em itálico e dentro de caixas, tal como se apresentam."... páginas 11 e 12, "Quando os alunos estiverem calmamente sentados, e antes de proceder à abertura do(s) envelope(s), leia em voz alta: - Como já foi dito, hoje há alguns alunos e algumas alunas que frequentam o 6º ano de escolaridade e que vão, à mesma hora, realizar esta prova.

  • Continue a leitura em voz alta:

Passo agora a ler os cuidados a terem ao longo da prova.

Em primeiro lugar, chamo a atenção para o facto de não poderem falar com os vossos colegas, durante todo o tempo de realização da prova.
No caso de terminarem a prova antes do tempo, deverão aproveitar para reverem o que fizeram.
Mas, se tiverem algum problema que não tenha a ver com as questões da prova, levantem o braço e esperem que eu chegue ao pé de vocês.
Estou a ser claro(a)?
Querem fazer alguma pergunta?
  • Certifique-se de que esclareceu cabalmente as dúvidas, não contrariando qualquer das instruções da prova.
  • Continue a leitura em voz alta:

Uma outra coisa que eu tenho de vos dizer é que esta prova é muito importante, ainda que dela não dependa a vossa transição para o 3º ciclo - 7º ano de escolaridade. De facto, as informações que forem obtidas com esta prova vão permitir adequar cada vez mais o trabalho dos professores aos vossos conhecimentos e necessidades. Por isso, é muito importante que dêem o vosso melhor, responendo com calma e ponderação a todas as questões.

Agora, o que peço é que verifiquem se têm o material necessário para realizarem a prova e se está em bom estado. Para realizarem esta prova, precisam de caneta ou esferográfica, de tinta azul ou preta, lápis e apara-lápis.

  • Verifique se cada aluno dispõe do material necessário à elaboração da prova e, se for preciso, forneça-lho, recorrendo ao material de reserva.
  • Leia em voz alta:

Agora vou distribuir as provas. Deixem as provas com as capas para baixo, até que eu diga que as voltem.

  • Distribua as provas com a capa voltada para baixo.
  • Não permita que os alunos voltem a prova, enquanto não lhes disser que o façam. Quando acabar de distribuir as provas por todos os alunos, leia:

Podem voltar as provas.

Preencham o cabeçalho da capa com os dados que vou dizer:

- escrevam o vosso nome no espaço destinado ao nome;

- escrevam a vossa idade no espaço destinado à idade;

- façam uma cruz em F ou M, conforme o sexo: Feminino ou Masculino.

Atenção: não podem escrever o vosso nome em mais nenhum sitio da prova.

Querem perguntar alguma coisa?

  • Assim que os alunos acabarem de preencher os cabeçalhos, leia pausadamente e em voz alta:

Agora que já têm o cabeçalho devidamente preenchido, relembro que:

- não podem copiar nem trocar impressões com os vossos colegas, porque este trabalho é individual;

- a prova é constituida por duas partes;

...

Não vale a pena continuar, acho que já deu para perceber o teor da coisa... e continua assim até ao fim das suas 35 páginas com mais barbaridades como "Agora vão inicias a segunda parte..." ou mesmo um belo "Não usem corrector nem «esferográfica-lápis»." já para não falar em clássicos como o "Podem começar. Bom trabalho!" e para terminar, não posso deixar de referir a última parte que reza assim:

"

  • Ao fim de 35 minutos, leia em voz alta:

Ainda têm 15 minutos. Não se esqueçam de que têm de passar os textos a limpo.

  • Quando tiverem passado 50 minutos, informe:

Acabou o tempo. Não escrevam mais nada.

Mantenham as provas em cima das mesas. Ponham a folha de rascunho dentro da prova.

  • Recolha as provas e os rascunhos, certificando-se de que não falta nada.
  • mande sair os alunos, lendo em voz alta:

Podem sair. Obrigado(a) pela vossa colaboração!

Pois é, REALMENTE FANTÁSTICO... e pensar que este trabalho é feito por professores (de preferência efectivos e com longos anos de serviço) e feito para alunos com 11/12 anos de idade... Acredito que vão adorar o discurso em SURROUND dos ROBOPROFS a ecoar pela escola com os desfasamentos normais dos relógios de cada um...

BOA Sra. Ministra da Educação, continue com esta postura... é incrivel mas a mulher tá sempre em alta... só uma informação:

"Se ainda houver algum aluno do 6º ano que tenha um pingo de respeito pelos seus professores vai perdê-lo com toda a certeza no próximo dia 17 de Maio"

quarta-feira, maio 10, 2006

Aventura do dia...

Pois é, hj foi um dia muito especial... não pela data em concreto me lembrar de algum evento passado... mas porque hoje foi a minha primeira vez "à séria"... SIM... Isso mesmo... "À HOMEM"... foi a primeira vez em 9 anos... que mandei uma brutal "PASSA" noutro carro... pois é... 16h45... a hora exacta... Rotunda do Marquês (Esse do leão... e do túnel... por falar nisso... qd é q abrem o túnel ao Marquês?? O homem (salvo seja) está ali á séculos à espera que esburaquem nas suas costas e nada de lhe abrirem o túnel!!! Bolas... (diria ele)... até eu demorei menos tempo a reconstruir Lisboa inteira depois do terramoto... (mais uma referênia histórica que dá o tal toque cultural e erudito, de que tanto falo, a este Blog.

Pois é, foi uma bela passa... mas o porquê de trazer mais este assunto sem importância aqui??? Simplesmente porque me interessa falar nas COMPANHIAS DE SEGUROS, sim essas... QUE NOS LEVAM COURO E CABELO... (nos ultimos 3 anitos já lá deixei mais de 2000€)... e que apesar de ter feito pra cima de 200 000 Kms, apenas e só durante esse tempo... e ter outros tantos que não consigo contabilizar durante os outros 6 anos de encartado (JÁ FIZ MAIS KMS A CONDUZIR DO QUE ALGUNS FAZEM NUMA VIDA INTEIRA)... é certo que para além de perder os BÓNUS (mas quais bónus... pago uma fortuna)... ainda me vão AGRAVAR o seguro... porquê??? Porque de um momento para o outro passei a fazer parte do ROL de VÂNDALOS que lhes leva uma pequena parte do que já foi pago todos os anos para pagar um toque...

Pois é, mas ao contrário do que usualmente TUGA fazer-se... não vim aqui para pôr as culpas no outro condutor... nem sequer lamentar-me pela tragédia sucedida... peguei no carrinho... fui lavá-lo todinho com honras de "Cera Quente" e tudo... e lá fomos "nós" (EU e o CARRO) jantar fora... para comemorar mais um feito...

sábado, maio 06, 2006

Os "Luxos" e "Vícios" de nós TUGAS



Ora cá estou eu a trazer mais um assunto "à baila", e desta vez é mesmo um daqueles que além de me preocupar, me chateia profundamente... Falo dos nossos LUXOS e VICIOS... ou seja, do PREÇO DOS COMBUSTIVEIS... sim, porque em Portugal daqui a pouco a grama de "COCA" tá mais barata que o litro de Gasolina... e porquê perguntam vocês... porque somos ESTÚPIDOS que nem um Calhau... não há outra explicação...

Basta olharmos para a tabela anexa com os preços de referência e apercebemo-nos logo do que se passa... 1 LITRO de S/ CHUMBO 95 a 1,36€... 1 LITRO de DIESEL a 1,10€?!?!? Já para não falar da 98 que se atira a caminho do "aério e meio"... Tá tudo louco... só pode...

Justificação: "Ah e tal... é o preço do Barril de Petróleo que não pára de bater recordes e mais não sei o quê"... TRETAS...então porque é que esta mesma empresa, como aliás todas as outras, vende o mesmo produto aqui ao lado a preços MUITISSIMOS mais baixos... estilo 0,25 a 0,30€ a menos por litro??? Não é d mesmo Barril??? Ou é por causa do câmbio???

Sim, eu sei que é em grande parte por causa dos nossos impostos que nos "roubam" a nós próprios tudo o que temos... o que não deixa de ser uma teoria interessante, porque se nos roubamos a nós próprios, quem lucra?!?!?

Anyway, porque é que não passamos esses impostos ABUSADORES que temos em bens essênciais, porque mesmo quem não tem carro ou outro transporte anda seguramente de táxi, autocarro, e mesmo quem anda a pé e de bicicleta compra seguramente produtos que foram transportados em algum veiculo e que por isso sofreram os aumentos relativos ao combustível... para coisas como o ÁLCOOL e o TABACO... esses só compra quem quer e por PURO VíCIO... Diga-me lá Sr. Primeiro-ministro desta Selva a que chamamos Portugal, que diferença faz ao país, o que perdemos... se tirarmos os impostos aos combustiveis e passarmos a vender Maços de Tabaco a 10€ e Garrafas de Whisky ranhoso ao Preço actual do BOM... O que é que o País ou até mesmo o Governo perde com isso????

Expliquem-me como seu eu fosse muito BURRO porque a mim parece-me que os VÍCIOS e LUXOS neste País é comer, dormir, trabalhar e andar de transportes... porque são esses que pagam os impostos...

sexta-feira, maio 05, 2006

StreetRacing na Vasco da Gama... brincadeira de "meninas"


Acabei de assistir a uma coisa da qual já tinha ouvido falar, mas que nunca tinha visto com os meus próprios olhos… hoje vi… e confesso que a minha noção de EXISTÊNCIA HUMANA nunca mais será a mesma…
Foi num canal da Tvcabo designado por EXTREME CHANNEL… e tive que recuar à minha tenra infância para conseguir estabelecer alguma semelhança daquilo que vi com algo já conhecido ou vivido… tive mesmo que “esgravatar” (Ah… o português… que língua magnifica)… no fundo do meu cerebelo e procurar por uma coisa que se chamava “WACKY RACES” e que tinha o seu expoente máximo no demoníaco Dick Dastardly e no seu inseparável companheiro Muttley.
Pois é meus amigos, eu tive contacto com uma coisa chamada “GUMBALL 3000”… mas ao contrário do Desenhos Animados, aqui os tanques e carros da era dos Flintstones são substituídos pelos nossos amigos MURCIELAGOS, GALLARDOS, ENZOS, MODENAS, 911 TURBOS e outras “máquinas de costura” que usam siglas como “M qualquercoisa” e Estrelinhas da “AMG”… Nada de mais normal diriam, existem por assim pelas pistas desse mundo quantidades de corridas com “cafeteiras” desse tipo, pois, mas a diferença é que estas de que vos falo são conduzidas pelos próprios donos… esses que as pagaram… que deram valores do estilo PIB de Portugal… e que têm gosto em os “apimbalhar” (Gostei do termo…) com autocolantes do mais reles que há… e para quê, perguntam vocês? Para fazer uma pequena corridita em 3 etapas que liga SÓ locais como LONDRES a BELGRADO… daí passam para uma voltinha entre BANGKOK a PHUKET (sim, essas mesmo, na Tailândia eu sei…) e que para terminar… fazem uma perninha entre SALT LAKE CITY, LAS VEGAS e com o grande FINAL em LOS ANGELES… tudo isto ligando 3 continentes em 8 dias de viagem… e por onde perguntam vocês? Pelas estradas nacionais, secundárias e Auto-estradas que encontram pelo caminho… assim, sem mais nem menos, no meio do trânsito comum… DOIDOS VARRIDOS… passeiam-se nas ruas a 350 km/h… com direito a ultrapassagens pela direita, esquerda, pelo meio… fora de mão… e pelas bermas, quando já não há mais pedaço de alcatrão livre para ultrapassar Camiões e outros… Como que saídos de uma qualquer PS2… num misto de Wachy Races e Need For Speed (o antigo)… e como se tudo isto não chegasse, ainda riem que nem perdidos ao chegarem ao destino, contando aos parceiros de “JOGO” como se despistaram numa estrada nacional no meio de um qualquer país que nem sabemos pronunciar o nome… a 300 Km/h, quase se mataram e perderam metade do seu bólide pelo caminho…

Aqui se aplica a frase… “ISTO SIM MEUS SENHORES… É VIDA”…

Mas pra quê falar… vejam por vocês próprios…

quarta-feira, maio 03, 2006

"Toca a Trabalhar... Cambada de Calões"

Pois é... cá estou eu... de volta a acasa e só 11h30 depois de ter saído pra um dia de aulas... coisa pouca... mas a culpa é desses Operários Fabris que não fazem "ponta d'um corno"... ali 8 horitas por dia a fazer que trabalham... e até têm intervalos prá "mijinha" (mais uma referência a uma das maiores Instituições Nacionais... sim porque isto é um Blog de e com cultura...)... pois é... têm razão... não parece muito bem dizer isto... até porque não é verdade... e os "pobres coitados" (que todos nós somos) trabalham que se fartam... então digam-me lá porque é que quando um caramelo se lembrou de dizer "Professores do Caraças que não fazem ponta de um corno" toda a gente aplaudiu de pé e virou uma moda tão grande que até chegou ao Governo deste país???? Hein???
Pois... eu também não sei... sei é que apesar de mais de 10 horas de trabalho ainda venho pra casa TRABALHAR... sim porque as aulas ainda não se criam a si próprias e os testes não se corrigem por sí só... caso não tenham reparado...

Anyway... é o país que temos... o melhor é começarmos a chamar mesmo nomes a alguém a ver se a moda pega e nos deixam em paz no NOSSO trabalho...

Etiquetas: , , ,

Macau Weather Forecast, China