sexta-feira, maio 12, 2006

ROBOPROF... ou "Lição de como falar em público"...

Pois é, ora cá estou eu depois de uma ausência justificada pela falta de assunto... mas estou de volta com algo realmente BOM...
Falo-vos das "Provas de Aferição do 2º Ciclo do Ensino Básico" e mais especificamente de um documento digno de figurar entre as obras monumentais deste país, assim estilo entre os "Lusíadas" e " Os Maias"... (mais uma vez sem comentários para a classe acima da média deste Blog)... esta obra épica que dá pelo nome de "Manual do Aplicador" e que passarei a citar várias vezes... é realmente de uma qualidade excepcional... para além de ter demorado largas horas, dias ou meses a elaborar e isso por si só já faz dele uma obra de relevo... tem passagens de rara beleza... só me faz lembrar de uma coisa... aquele livros ou CD-Roms de capa amarela e preta... com as coisas mais básicas para "Totós"... Para uma melhor noção da gravidade da coisa, todo o texto a preto é copiado integralmente do referido manual...

Mas deixemo-nos de blá blá blá e vamos a exemplos práticos... citado a página 3 no que se refere aos deveres do Aplicador (ou seja quem vai estar a vigiar as provas): ponto 3 - "leia aos alunos, nos momentos previstos, as instruções que se encontram em itálico e dentro de caixas, tal como se apresentam."... páginas 11 e 12, "Quando os alunos estiverem calmamente sentados, e antes de proceder à abertura do(s) envelope(s), leia em voz alta: - Como já foi dito, hoje há alguns alunos e algumas alunas que frequentam o 6º ano de escolaridade e que vão, à mesma hora, realizar esta prova.

  • Continue a leitura em voz alta:

Passo agora a ler os cuidados a terem ao longo da prova.

Em primeiro lugar, chamo a atenção para o facto de não poderem falar com os vossos colegas, durante todo o tempo de realização da prova.
No caso de terminarem a prova antes do tempo, deverão aproveitar para reverem o que fizeram.
Mas, se tiverem algum problema que não tenha a ver com as questões da prova, levantem o braço e esperem que eu chegue ao pé de vocês.
Estou a ser claro(a)?
Querem fazer alguma pergunta?
  • Certifique-se de que esclareceu cabalmente as dúvidas, não contrariando qualquer das instruções da prova.
  • Continue a leitura em voz alta:

Uma outra coisa que eu tenho de vos dizer é que esta prova é muito importante, ainda que dela não dependa a vossa transição para o 3º ciclo - 7º ano de escolaridade. De facto, as informações que forem obtidas com esta prova vão permitir adequar cada vez mais o trabalho dos professores aos vossos conhecimentos e necessidades. Por isso, é muito importante que dêem o vosso melhor, responendo com calma e ponderação a todas as questões.

Agora, o que peço é que verifiquem se têm o material necessário para realizarem a prova e se está em bom estado. Para realizarem esta prova, precisam de caneta ou esferográfica, de tinta azul ou preta, lápis e apara-lápis.

  • Verifique se cada aluno dispõe do material necessário à elaboração da prova e, se for preciso, forneça-lho, recorrendo ao material de reserva.
  • Leia em voz alta:

Agora vou distribuir as provas. Deixem as provas com as capas para baixo, até que eu diga que as voltem.

  • Distribua as provas com a capa voltada para baixo.
  • Não permita que os alunos voltem a prova, enquanto não lhes disser que o façam. Quando acabar de distribuir as provas por todos os alunos, leia:

Podem voltar as provas.

Preencham o cabeçalho da capa com os dados que vou dizer:

- escrevam o vosso nome no espaço destinado ao nome;

- escrevam a vossa idade no espaço destinado à idade;

- façam uma cruz em F ou M, conforme o sexo: Feminino ou Masculino.

Atenção: não podem escrever o vosso nome em mais nenhum sitio da prova.

Querem perguntar alguma coisa?

  • Assim que os alunos acabarem de preencher os cabeçalhos, leia pausadamente e em voz alta:

Agora que já têm o cabeçalho devidamente preenchido, relembro que:

- não podem copiar nem trocar impressões com os vossos colegas, porque este trabalho é individual;

- a prova é constituida por duas partes;

...

Não vale a pena continuar, acho que já deu para perceber o teor da coisa... e continua assim até ao fim das suas 35 páginas com mais barbaridades como "Agora vão inicias a segunda parte..." ou mesmo um belo "Não usem corrector nem «esferográfica-lápis»." já para não falar em clássicos como o "Podem começar. Bom trabalho!" e para terminar, não posso deixar de referir a última parte que reza assim:

"

  • Ao fim de 35 minutos, leia em voz alta:

Ainda têm 15 minutos. Não se esqueçam de que têm de passar os textos a limpo.

  • Quando tiverem passado 50 minutos, informe:

Acabou o tempo. Não escrevam mais nada.

Mantenham as provas em cima das mesas. Ponham a folha de rascunho dentro da prova.

  • Recolha as provas e os rascunhos, certificando-se de que não falta nada.
  • mande sair os alunos, lendo em voz alta:

Podem sair. Obrigado(a) pela vossa colaboração!

Pois é, REALMENTE FANTÁSTICO... e pensar que este trabalho é feito por professores (de preferência efectivos e com longos anos de serviço) e feito para alunos com 11/12 anos de idade... Acredito que vão adorar o discurso em SURROUND dos ROBOPROFS a ecoar pela escola com os desfasamentos normais dos relógios de cada um...

BOA Sra. Ministra da Educação, continue com esta postura... é incrivel mas a mulher tá sempre em alta... só uma informação:

"Se ainda houver algum aluno do 6º ano que tenha um pingo de respeito pelos seus professores vai perdê-lo com toda a certeza no próximo dia 17 de Maio"

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