quarta-feira, agosto 30, 2006

ASSUNTO DO MAIS SÉRIO QUE JÁ AQUI "POSTEI"

Carta Aberta do Eng. António Ruas a Todos os Professores

Professores

A propósito das avaliações e do processo continuado de desacreditação dos Professores que a Ministra quer impor à opinião pública, gostaria que os Professores pensassem no seguinte:

Em vez de fazerem greves inócuas, que ainda por cima cheiram a fériasdesapropriadas entre feriados, os professores deviam pensar seriamente em cumprir integralmente nas suas escolas o seu horário de trabalho. Passo a explicar:

Pela manhã, TODOS os professores se apresentavam nas suas escolas para iniciarem o seu dia de trabalho. Agora vai ser necessário um pouco de aritmética, mas da mais básica.
Se um professor tem 3 horas de aulas num dia, cumpre mais quatro horas de permanência na escola. Nessas quatro horas é suposto corrigir testes, preparar aulas, elaborar enunciados das provas,etc., etc. tudo o que se relacione com a sua profissão e que normalmente está habituado(mal) a fazer em casa. É também suposto utilizar as secretárias, as cadeiras, os computadores e as impressoras da escola para o seu trabalho. É que também é suposto que, antes de exigir resultados, a escola lhe forneça condições de trabalho. No final das sete horas de trabalho diário (7 x 5 = 35) saíam da escola para casa,deixando na escola o trabalho que ficou por fazer.
Facilmente os Conselhos Executivos chegarão à conclusão que a escola não oferece condições aos professores para que estes trabalhem, e terão que o comunicar aoMinistério, ou não há seriedade dos Conselhos Executivos. Ou tentarão os Conselhos Executivos agir de forma a convencerem os professores de que como estes se acotovelam na escola o melhor será irem para casa?

Mas poderão os professores ser penalizados por quererem exercer o seu trabalho no local de trabalho que lhes está por natureza determinado?

Deixem de ser um bando e passem a actuar como um grupo. TODOS para as escolas desde manhã a cumprir o horário de trabalho na escola, o local de trabalho natural.
Atasquem completamente as escolas com a vossa presença e deixem que a ausência de condições de trabalho faça o resto.
Deixem-se de greves inócuas e atrapalhem verdadeiramente o sistema de forma legal.
Provem de uma vez por todas que querem trabalhar e que este patrão não vos dá condições de trabalho apesar de vos exigir resultados, e ainda por cima enxovalhando-vos continuamente.
Substituam os sindicalistas que vos representam tão mal e que já não sabem o que é dar uma aula há mais de 20 anos por Professores que saibam discutir os assuntos de forma séria.
Sejam de uma vez por todos PROFESSORES UNIDOS.

Se assim não for, rendam-se às evidências e façam o trabalho dos auxiliares educativos como se passa na Guarda ao tirar faltas, ao levar livros de ponto para as salas, ao levar meios áudiovisuais pessoais por a escola não os ter,que ajudam o ministério a poupar uns cobres.

E NÃO SE QUEIXEM.

Para quem não sabe, não sou professor.Sou um reles engenheiro que às vezes pensa nestas coisas, muitas delasquando às quatro ou cinco da manhã grito para a minha mulher que está no escritório a corrigir testes e pergunto se não se vem deitar.
Agora façam a vossa parte.

Antonio Ruas

segunda-feira, agosto 07, 2006

De volta depois de tão prolongada ausência...

Pois é, finalmente (ou não) cá estou eu de volta a acrescentar umas linhas a este meu pseudo-blog...
Não, desta vez não tou aqui pra comentar nenhuma das barbaridades ultimas da nossa querida ministra da (falta de)educação, nem sequer abordar a problemática da escalada dos juros bancários... e muito menos comentar seja o que fôr que tenha a ver com o Benfica versão "solteiros contra casados" ou para os que gostam de dar nomes às coisas... Benfica à Fernando Santos... de certo que haverá muito a falar sobre este assuntos nos meses que virão...

Hoje falo-vos sim de uma das mais brilhantes invenções "tugas"... ah pois é... que nós Tugas somos uns Génios...quase... (Eu)génios... Venho falar-vos sobre mais um dos simbolos nacionais, a "CALÇADA PORTUGUESA"... não, não tou a gozar... é verdade... é mesmo este o assunto... esta arte milenar de calcetar as ruas, passeios e praças deste nosso país ...e não só... à custa de pequenos cubos de pedra, colocados em justaposição e em padrões de branco e negro de forma a embelezar de forma unica as nossas ruas... QUE LINDO!!!
Pois é meus amigos, não há mal nenhum na Calçada Portuguesa, então porquê falar dela???
O mal não está na calçada em si, mas na brilhante ideia de um TUGA por certo iluminado (deve ter ido à Guilamp)... que a resolveu levar para terras longínquas e aplicá-la onde... em Macau... esse ultimo bastião ultramarino...

Caros amigos... MACAU é sinónimo de calor e humidade... muita humidade... e alguma chuva tropical, já pra não falar em Tufões e coisas do género... o que acontece... é que a bela da dita calçada... nestas condições climatéricas transforma-se rápidamente em algo semelhante a uma pista de gelo... (como eu próprio pude constactar por diversas vezes)... se a ideia era que aos Turistas e Visitantes de Macau não passásse despercebida a nossa arte... a ideia foi brilhante, pois por certo não esquecerão as brutais "palhaças" que deram nela... e com sorte ainda ficam com 1 ou 2 marquitas no corpo pró resto da vida...

Macau Weather Forecast, China